[Aniews] One Piece - Review Global

Introdução
  • Resumo Histórico
Eiichiro Oda, o criador de One Piece, teve como fonte de inspiração a série Dragon Ball de Akira Toriyama e Dr. Slump quando era mais novo. Em criança foi inspirado pelos Vikings, desejando tornar-se artista de manga. Mais tarde criou Pandaman e em 1992 e aos 17 anos publicou uma série de manga chamada Wanted!. Foi então, que foi convidado a publicar na revista semanal Shonen Jump, onde se tornou assistente de escritores de manga como Shinobu Kaitani, Masaya Tokuhiro e Nobuhiro Watsuki.


Oda tinha um interesse em criar uma série de manga de piratas tanto devido à sua obcessão por Vikings quando era mais novo, como por vários eventos de piratas, tais como a descoberta do navio pirata Edward Teach (conhecido como Blackbeard). Ele escreveu duas histórias separadas a meio da década de 90, ambas denominadas de Romance Dawn.

Estas histórias incluíam a personagem Monkey D. Luffy, um rapaz que usava um chapéu de palha, que partia para o mar com o objectivo de se tornar um pirata lendário. Aqui já apareciam alguns conceitos da série actual, como por exemplo o facto de Luffy ganhar poderes especial por comer uma fruta especial que tornaria o seu corpo em borracha (um protótipo de chamada Devil Fruit – Fruta do Demónio).

Em Agosto de 1997, Oda juntou muitas das suas ideias de Romance Down e decidiu começar a usá-las numa série semanal com o título de One Piece. Apareceu primeiro na revista semanal Shonen Jump, pertencente à Shueisha e após ter ganho popularidade nos primeiros capítulos tornou-se uma das estreias da revista.
Inicialmente, Oda planeava que a série durasse 5 anos (ou seja, devendo acabar em 2002), mas durou mais do que esperado, sendo que não há nenhuma estimativa de quando a série irá acabar. O autor delimitou o capítulo 597 como sendo o meio da série e já está planeado como será o seu fim. Apesar de Oda não saber quando acabará a série, vai finalizar One Piece da mesma maneiraque planeou desde o início.
  • A Mitologia
A mitologia teve um papel forte na inspiração de Eiichiro Oda ao criar esta série:

- A personagem Enel é um auto-denominado Deus que comeu a Devil Fruit que lhe dá o poder da electricidade;

- As piratas Kuja, que são uma tripulação de apenas mulheres, parecem ter bastantes semelhanças com as Amazonas Gregas;

- O símbolo das piratas Kuja consiste numa caveira envolvida em cobras a substituir o cabelo, que é uma referência ao mito Grego da Medusa (a mulher que tinha cobras no lugar do cabelo e que tinha a habilidade de transformar em pedra qualquer um que lhe olhasse nos olhos);

- Os dois animais de estimação da Família Franky, Sodom e Gomorrah têm o nome de duas cidades mencionadas na Bíblia onde as pessoas não tinham ideais e foram destruídas por Deus;

- Os nomes dos três almirantes da Marinha (Aojiki, Kizaru e Akainu) foram retirados de um folclore japonês, Momotaro. Os três animais que seguiam Momotaro na sua missão eram o cão (inu), o macaco (saru) e o faisão (iji).

- A saga de Thriller Bark foi inspirada no filme de Tim Burton, "Nightmare Before Christmas", em "Frakenstein" e na música de Michael Jackson, "Thriller".


  • Conceitos do mundo real
Alguns dos conceitos presentes no nosso mundos, uns bons e outros um tanto maus, estão presentes e são retratados no mundo de One Piece:

- Racismo: Durante a saga de Arlong, o conflito entre os Fishman e os Humanos é evidenciado. Mais tarde, tem um foco maior no Arquipélago de Shabaody, e ainda mais impacto tem na saga da Fishman Island.

- Guerra: Mais evidente nas sagas da Baroque Works, da Skypiea e da Guerra do Whitebeard.

- Escravatura: Presente na saga de Arlong e com mais notoriedade na saga do Arquipélago de Shabaody, bem como na ilha para onde Nico Robin foi enviada por Kuma, onde o governo estava a escravizar pessoas para fazerem uma ponte, há já vários anos.

- Justiça: Constantemente retratada ao longo da série, mas com maior incidência nas sagas da Water 7, Enies Lobby e na Guerra do Whitebeard.

- Busca dos sonhos de cada um: Também e retratada ao longo da série como uma constante, no entanto tem mais destaque em cada membro da tripulação de Luffy e na saga da ilha de Jaya.

- Censura: Evidenciada na ilha de Ohara, e na história de Nico Robin.

- Hereditariedade: Ace, Luffy e Robin foram discriminados devido à fama dos seus pais. Outro exemplo é o facto de os Nobres agirem como se fossem superiores aos outros devido a serem descendentes dos responsáveis pela criação e construção do Governo Mundial (World Government).




A História

One Piece conta a história de um rapaz chamado Monkey D. Luffy que, inspirado por Shanks, decide tornar-se num pirata, mas não num pirata qualquer, mas sim num pirata lendário: o Rei dos Piratas.

Vinte e dois anos antes do início da série, um pirata chamado Gol D. Roger, conhecido como o Rei dos Piratas, foi executado publicamente na cidade onde nasceu pela Marinha; mas antes de morrer revelou à multidão que o seu tesouro estava escondido num sítio e que quem o quisesse teria que ir à procura dele, dando assim, com estas palavras, início à Nova Era dos Piratas, onde milhões de piratas por todo o mundo partiram em busca desse tal tesouro, denominado de One Piece. Luffy é um deles: desejando tornar-se o Rei dos Piratas, ele parte em busca de companheiros para a sua viagem em busca do seu sonho, experienciando diversas aventuras.

  • Personagens Principais
A série conta com algumas personagens principais que nos acompanham ao longo desta história e que se resumem essencialmente à tripulação de Luffy, sendo que vão aumentando ao longo do tempo. São elas:

- Monkey D. Luffy:



É um pirata e o capitão da tripulação. É filho do Comandante do Exército Revolucionário, Monkey D. Dragon, neto de um famoso membro da Marinha, Monkey D. Garp e "irmão" de Portgas D. Ace e de Sabo. O seu sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, tendo para isso que encontrar os lendário tesouro, One Piece, deixado por Gol D. Roger. Ele acredita que tornar-se no Rei dos Piratas significa ter toda a liberdade possível do mundo.


O seu corpo é de borracha, uma vez que comeu uma Devil Fruit quando era mais novo, por engano. Como capitão e fundador da sua tripulação, ele faz parte dos três membros mais fortes da mesma.


Luffy tem uma reputação mundial de apenas causar sarilhos entre os Shichibukai e a Marinha, tendo angariado até ao momento uma recompensa sobre a sua cabeça de 400.000.000 Beli. É conhecido como sendo descuidado e em alguns casos, maluco: causando distúrbios em Enies Lobby apenas para salvar um membro da sua tripulação, Nico Robin; entrando na maior prisão do mundo e sair dela vivo; juntar-se à Guerra da Marinha / Whitebeard; e por ter dado um murro a um Tenryubito.


- Roronoa Zoro:


É um pirata, foi o primeiro a juntar-se à tripulação de Luffy e é considerado o segundo membro mais forte. Antes de o fazer era caçador de recompensas, sendo confrontado com isso imensas vezes ao longo da série. Usa a espada como arma e a sua técnica denomina-se de Santoryuu (uso de três espadas), tendo também a habilidade de usar Nittoryuu (uso de duas espadas), Ittoryuu (uso de uma espada) e a sua bruta força.


O seu sonho é o de se tornar no melhor espadachim do mundo e até à data juntou uma recompensa sobre a sua cabeça de 120.000.000 Beli.


- Nami:


Nami é uma pirata e é a valorosa navegadora da tripulação. Tornou-se oficialmente como terceiro membro da tripulação depois de Arlong (que a mantinha “presa” através de manipulação emocional) ser derrotado, sendo a segunda a juntar-se à mesma.

Nami, por breves momentos, trai Luffy durante a saga do restaurante Baratie e junta-se oficialmente depois da saga de Arlong, onde o seu passado e as suas verdadeiras intenções são revelados.

Até ao momento, juntou uma recompensa de 16.000.000 Beli.

- Usopp:

Usopp nasceu na Aldeia de Syrup. É o sniper na tripulação de Luffy e antigo capitão da tripulação Piratas do Usopp, e o seu sonho é o de se tornar um corajoso guerreiro dos mares. Quando foi apresentado, Usopp era chamado (comicamente) de o “mentiroso” da tripulação devido à palavra “Uso” no seu nome que significa mentira. A primeira vez que é mencionado na série é pelo seu pai, Yasopp, que faz parte da tripulação de Shanks.

Junta-se oficialmente à tripulação em terceiro lugar. Na saga de Enies Lobby ele volta a juntar-se à tripulação depois de um conflito feio com Luffy.

Até à data junto uma recompensa sobre a sua cabeça de 30.000.000 Beli sob o nome de Sogeking.


- Sanji:


Sanji é pirata e chef na tripulação, tendo sido o quarto membro a juntar-se à mesma. Uma vez que nasceu em North Blue, é o primeiro membro não originário de East Blue.

Ele é o terceiro membro mais forte da tripulação e o seu sonho é o de encontrar o famoso e lendário All Blue, um mar que contém os peixes de todos os mares no mundo de One Piece: North Blue, South Blue, East Blue e West Blue, ou seja, o paraíso de qualquer chef.

Até ao momento juntou uma recompensa pela sua cabeça de 77.000.000 Beli.


- Tony Tony Chopper:


Chopper é o médico da tripulação e não é humano, mas sim uma rena que comeu uma fruta que lhe dá o poder de se transformar em algo parecido a um humano, visto que no fim acaba por nem uma coisa nem outra.

Ele vem da Drum Island, o que faz com que ele seja o primeiro membro proveniente da Grand Line, sendo então o quinto membro a juntar-se à tripulação e também, o mais novo.

O seu sonho é o de curar todas as doenças do mundo e até à data juntou uma recompensa pela sua cabeça de 50 Beli.


- Nico Robin:

Ela apareceu primeiro como Vice-Presidente da organização criminal Baroque Works, liderada pelo ex-Shichibukai Sir. Crocodile, sob o nome de Miss All Sunday, e possui o poder de fazer crescer qualquer parte do seu corpo onde ela quiser.

Para salvar a tripulação do destino fatal que destrui a ilha onde nasceu, ela entrega-se à Marinha, mas ao saber disso, Luffy decide ir salvá-la à ilha judiciária, Enies Lobby.

Durante o time-skip de dois anos, manteve-se envolvida com o Exército Revolucionário e o seu sonho é o de encontrar o Rio Poneglyph, que contra a História Verdadeira. Até à data juntou uma recompensa sobre a sua cabeça de 80.000.000 Beli, tendo recebido uma, aos 8 anos de 79.000.000 Beli.


- Franky:

Franky é o carpinteiro da tripulação e o sétimo a entrar na mesma. É um cyborg de 36 anos da Water 7 e foi apresentado na história como líder da Família Franky, um grupo de desmontadores de barcos. O seu nome verdadeiro é Cutty Flam, no entanto teve que esquecer esse nome e adoptar o nome de Franky para esconder a sua identidade, a pedido de Iceburg.

Inicialmente, Franky e os seus subordinados eram inimigos de Luffy e dos seus companheiros, mas várias circuntâncias fizeram com que se tornassem aliados. A pedido dos seus subordinados, Franky juntou-se à tripulação para poder concretizar o seu sonho, o de fazer o melhor barco do mundo.

Até à data juntou uma recompensa sobre a sua cabeça de 44.000.000 Beli.

- Brook:

Brook é o músico da tripulação e o oitavo membro a entrar na mesma. É um esqueleto que Luffy e os seus companheiros encontraram a bordo de um navio-fantasma no Triângulo das Bermudas. O seu poder é o de voltar à vida após morrer. Tal como Zoro, usa a espada para lutar, mas apenas usa uma.

Brook é o membro que Luffy tanto queria, uma vez que é músico. Até à data juntou uma recompensa sobre a sua cabeça de 33.000.000 Beli.

A tripulação toda junta tem uma recompensa de 800.000.050 Beli, o que faz com que seja impossível de serem ignorados pela Marinha.




  • O mundo de One Piece
Como mostra o mapa abaixo o mundo de One Piece é composto por quatro mares principais: North Blue, South Blue, East Blue e West Blue, divididos pela Grand Line.

A separar os mares principais da Grand Line, está um mar onde não existe vento nem movimento e onde apenas existem Monstros Marinhos, por isso para passar dos mares principais para a Grand Line é obrigatório passar pela Montanha Revertida ou usar barcos especiais para passar a Calm Belt (apenas usados e autorizados pela Marinha).



A Grand Line é constituída por uma grande linha de ilhas, e trata-se de um mar onde não permite o uso de compassos e onde o senso comum é inútil. É apenas usado um compasso especial, que se magnetiza dependendo de cada ilha por onde se passe, tendo cada ilha o seu tempo especial de magnetização.

A Red Line divide a Grand Line do New World, local onde Luffy e os seus companheiros se encontram neste momento da série.



Impacto da Série


One Piece é a série de manga que mais cópias tem vendidas na sua totalidade no Japão e é a que mais vende e a que mais é procurada na revista semanal Shonen Jump desde sempre. Foi a primeira a aumentar as vendas da revista em onze anos. Até ao volume 63, vendeu mais de 240.000.000 de cópias e é a série mais rápida a chegar a vendas de 100.000.000 cópias.

- 2008: Foi a série de manga que mais cópias vendeu no Japão com 5.956.540 volumes vendidos. O volume com 1.544.000 cópias vendidas ficou em quarto lugar, o volume 51 ficou em segundo lugar com 1.646.978 cópias vendidas e em primeiro lugar ficou o volume 50 com 1.678.208 cópias vendidas.

- 2009: Mais uma vez foi a série de manga mais vendida no Japão com 14.721.241 volumes vendidos, ultrapassando o número de volumes vendidos do ano anterior. Em terceiro e quarto lugares ficaram os volumes 52 e 55 com 1.952.551 e 1.810.410 cópias vendidas, respectivamente; em segundo lugar ficou o volume 54 com 1.963.696 cópias vendidas e em primeiro lugar ficou o volume 53 com 2.057.528 cópias vendidas.

- 2010: O volume 59 vende 3,2 milhões de cópias no Japão e alcançou um novo record na primeira semana de vendas ao vender 1.852.541 cópias. A primeira parte da série de manga de One Piece foi a que mais vendeu no Japão alcançando 15.220.095 cópias vendidas, aproximadamente. O primeiro lugar pertenceu ao volume 57 e o segundo lugar ao volume 56 com 2.305.594 e 2.276.013, respectivamente.

Em resposta à votação da Oricon sobre qual série de manga deveria ter um live action, One Piece foi a segunda mais escolhida, seguindo Slam Drunk, em primeiro lugar. Outra votação em que se perguntava “Qual a série de manga mais divertida e interessante?”, One Piece foi a primeira mais escolhida, seguindo-se Dragon Ball, em segundo lugar.

Em Portugal, a série de anime já foi transmitida, sem censura, pela SIC, no horário nocturno até ao episódio 130 e estava a ser transmitida de novo na SIC Radical e passou até ao episódio 102. Agora, é transmitida pelo Panda Biggs desde 5 de Setembro de 2011.




Reflexão Pessoal


Na minha opinião, One Piece, não segue os comportamentos padrão da maior parte das séries, sendo que apesar de conter fillers não abusa demasiado deles, tornando a série desinteressante, muito pelo contrário: nos últimos capítulos nota-se cada vez um interesse muito maior por parte da série e aquela vontade cada vez maior de poder ler o capítulo da próxima semana. A história não se torna aborrecida, pelo contrário, Oda consegue cativar o público que o lê a cada capítulo que passa.

Apesar dos seus momentos mais sérios, One Piece consegue sempre entreter os leitores com um pedaço de comédia aqui e ali que vem sempre na dose certa.

O que a torna também tão especial e o facto de que, apesar de o leitor ter perfeita noção de que o mundo de One Piece é um mundo apenas fictício, ele mesmo retrata questões e problemas do nosso mundo real, retrata sentimentos de racismo, o mal, o bem, os sonhos de cada um, a escravatura e muitos outras questões bem presentes no nosso mundo, bem como a existência de mitos do nosso mundo. Não se trata apenas de mais uma série de piratas, trata-se de uma série que, ao retratar estes factos nos puxa cada vez para o mundo de One Piece e torna-nos um pouco parte dele.

Definitivamente um série aconselhável a ver.




Ranking


A esta série dou um ranking pessoal máximo tanto pelos motivos que descrevi na minha reflexão pessoal, como pela animação e o design tanto da série de anime como da série de manga, uma vez que apesar de pouco desenvolvido no início tem vindo a melhorar significativamente nos dias de hoje.

Ranking: 10/10

0 comentários:

Enviar um comentário